fbpx

Confia no Senhor 

Confia no Senhor 

Em muitas situações que passamos, e que vemos as outras pessoas passarem, parece que é muito mais fácil falar do que praticar. Quantas vezes você já falou para alguém – confia no Senhor – sendo que nos momentos de apuros e incertezas, você mesmo colocou sua fé à prova. Com este texto queremos que você pratique sua fé de forma sensata e com todo o seu coração. Temos inúmeras razões para crer no Criador e para descansar nele, o problema é que quando as águas ficam turbulentas, nós queremos buscar alguma solução lógica e rápida. Confia no Senhor de todo o seu coração e leia este texto com calma. 




Esta palavra serve para crescimento espiritual e também para levar a algum grupo de estudo, ou célula. 

Em algumas passagens bíblicas vemos Jesus ensinando que devemos ser como crianças e muito podemos pensar sobre isso. Dependendo do tempo que você é cristão, já deve ter ouvido alguma pregação sobre o tema. Quando o mestre nos ensinou a sermos como crianças, ele, basicamente, está nos ensinando a confiar e seguir nossa fé de todo coração. Temos inúmeros motivos para descansar em Deus, mas em momentos difíceis, é mais fácil falar do que seguir este ensinamento. Confiar é ter fé, e isso pode sim ser praticado e melhorado.

Leia também este estudo sobre otimismo na Bíblia

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17 

A fé vem de ouvir a Palavra de Deus. Quando não ouvimos, a fé esmorece, por isso, a pessoa fora da igreja, que não participa dos cultos tem a tendência de esfriar na fé. Seus pensamentos e convicções começam a se embaralhar. A pessoa se enche de seu conhecimento próprio, de suas vaidades. Começa a crer no que quer crer, pois não há correção, não há disciplina do alto. Quando uma pessoa decide que não vai ser membro de nenhuma igreja, ele está tomando a atitude de não ser submisso a ninguém. Não aceita outro ponto de vista se não o seu. Abre as portas para o declínio da fé. Ela não confia em Deus. Confia em si. 

Sua recompensa 

Achamos que a vida cristã é uma negociação. Se formos bons (boas pessoas) seremos recompensados em seguida. Se dermos o dízimo hoje, amanhã tenho que ser promovido, e assim sucessivamente. Esperamos respostas imediatas. Parece que a vida virou um grande Fast Food. Queremos tudo rápido, não temos tempo para esperar. Assim a vida atual segue em frenesi por recompensas e premiações. A vida cristã deve ser baseada na vida eterna e não neste mundo, que jaz no maligno. Não viva a base de trocas. Neste mundo somos ensinados a obter recompensas imediatas. Por isso, muitas pessoas não acreditam em Deus; pois querem ver os milagres aqui e agora. Mesmo que não estejam precisando, querem abrir o Mar Vermelho e multiplicar os pães. Não por amor ao próximo, mas para colocarem Deus à prova. Este é o tipo de pessoas que confia em Deus por temor e não por amor. 

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Romanos 8:18 

Paulo nos orientou a aguentar firme os sofrimentos. Jesus também ensinou que teríamos aflições neste mundo, mas a gente prefere ignorar. A fé não serve para acabar com os problemas, mas para aprender a lidar com os problemas. Devemos ser maduros em nossa fé para compreender o conceito de eternidade.  

Todo cristão, de verdade, confia em Deus mesmo quando está passando por momentos ruins, enxergando sua vida eterna. 

Evidente que ninguém quer viver sofrendo e nem de pobreza. Também acredito que esta não seja a vontade do Eterno para esta vida, mas quando a dor apertar, confia em Deus e nas suas promessas, que são eternas. Curiosamente, Jesus veio para aperfeiçoar a Lei de Moisés, as promessas permanecem. 

Fé não se prova 

Ao escrever aos romanos, fala bastante da fé, mostrando que as leis judaicas não eram perfeitas para a fé. Eram apenas rituais que não trazem salvação. A fé, por outro lado, traz a aproximação da criatura com o Criador. Paulo deixa bem claro que a fé é nosso fundamento de vida cristã. Crer no que não podemos compreender, provar ou ver. As leis judaicas não testificam o Senhor, apenas conduzem o homem ao comportamento adequado.  

Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Romanos 8:24 

Assim como uma criança confia em seu pai, devemos crer em nosso Pai celestial. Quando uma criança pequena está caminhando com o pai, e ele pede que lhe dê a mão para atravessar, a criança segura e confia, até o outro lado. O verdadeiro cristão é o que confia em Deus para atravessar a rua. O problema é que no meio do caminho, muitas vezes, achamos que já estamos seguros o suficiente para soltarmos da mão. 

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6 

Precisamos apenas da fé para agradar a Deus. O cristão é o que confia em Deus entendendo que mesmo nas provações você pode amar o próximo, ser justo, ser otimista e louvar a Deus. Evidente que você não vai louvar a Deus pela provação, mas apesar da provação. 

Esperamos que este texto fortaleça sua fé e que você compreenda que a fé é um exercício a ser praticado independentemente das circunstâncias. Se você realmente confia em Deus precisa fazer, diariamente, um exercício de fé. 

Se você tem alguma boa experiência de confiança é fé, compartilhe conosco nos comentários. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Confia no Senhor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *