fbpx

Deus criou o Universo para refletir sua glória e amor

Deus criou o Universo para refletir sua glória e amor

Certamente, você já deve ter se perguntado por que Deus criou o Universo tão grande e vasto, com tantas singularidades. Não sabemos se há ou não vidas em outros planetas ou todos os mistérios da física e da química. Mas o que tudo isso tem a ver com a nossa fé? Hoje vamos refletir sobre o que Paulo escreveu aos romanos, para entendermos como é importante firmar nossa fé mesmo quando não conseguimos explicar e entender muitas coisas que acontecem ao nosso redor, em nosso mundo.

Quando lemos Romanos capítulo 1, vemos o apóstolo Paulo questionando e instigando os leitores sobre o poder de Deus e sua glória, colocando nossos pecados como condenação. 

Se quiser, leia também esta reflexão sobre o plano de Deus para a humanidade.

Para realizar esta devocional, vamos nos basear em Romanos 1. Você pode ler depois em sua Bíblia. Em sua introdução, Paulo deixa bem claro sua mensagem de arrependimento e justiça de Deus. O principal foco para este texto é o versículo 20. Vamos ler o trecho, de acordo com a Versão na Linguagem de Hoje. 

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; Romanos 1:20 

O apóstolo Paulo explica que Deus criou o Universo para que pudéssemos compreender sua grandeza e glória eterna. 

Ao ler Romanos 1 você vai ver que as palavras de Paulo são duras, falam abertamente sobre pecados e suas consequências. Na sequência, fala do perdão de Deus, através de Jesus Cristo. 

A criação

A criação nos faz entender um pouco melhor a grandeza do Senhor. Muitas vezes podemos nos questionar por que Deus criaria um Universo tão grande com tanto espaço “vazio” e sem vida. Ainda que haja vida em outros planetas, já conhecemos uma área muito grande sem que exista vida. Será que há um desperdício de espaço? Se o Universo fosse menor, nossa vida não teria o mesmo sentido? Então pra que um espaço tão grande? Em Salmos lemos que Deus criou o Universo para refletir sua glória. 

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Salmos 19:1 

Toda a criação do Senhor tem um significado, um objetivo. Aa criação do homem também nos revela uma verdade divina, sua santidade. Sem conhecermos o pecado, não poderíamos conhecer a justiça e redenção de Jesus Cristo. Por causa do pecado, todo homem já nasce com uma condenação. Mas Paulo faz o contraste entre este mundo caído, a santidade de Deus e a salvação que há em Jesus, por isso, em Romanos 1, Paulo faz um discurso objetivo, sem rodeios. 

A justiça de Deus se revela em Cristo, e essa justiça só pôde se manifestar, justamente por causa do pecado. Quando Deus criou o Universo, Ele já tinha um plano para sua criação, e a sua criação deveria ser salva. Então por que Deus criaria o ser humano já condenado ao pecado? Na verdade, nosso coração, desde o início, rejeitou a comunhão com Deus. Ao lermos sobre Adão e Eva, mais do que a história de um casal, lemos a história de todo ser humano, e nossa natureza decaída. Desde que optamos por nosso livre arbítrio, nossa natureza nos leva ao pecado e, consequentemente, à morte. 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 

Mas a natureza perfeita de Deus não foi escondida do ser humano. Desde o princípio, a natureza nos remete à grandeza de Deus, por isso, em Romanos 1:20 (o primeiro versículo do texto), Paulo revela que a divindade de Deus se reflete na natureza desde o princípio dos tempos. No entanto, o homem, por causa de nossa natureza pecaminosa começou a adorar as coisas criadas ao invés do Criador. Além disso, se perdeu em suas próprias vontades, preferindo agradar a carne ao espírito. Mas, Deus, sempre se manteve presente, revelando-se através da Criação, para que o homem não tivesse desculpas para não encontrar o Criador. Isso fica bem claro no final de Romanos 1:20, quando Paulo diz que homens são indesculpáveis de não se entregarem à vontade do Pai. Paulo segue seu argumento de forma bem interessante, mostrando que a condenação dos romanos não se deve apenas ao fato de não reconhecerem Jesus como o filho de Deus, mas por não reconhecerem o próprio Senhor através da criação. Em outras palavras, Paulo está mostrando que Deus criou o Universo para que pudéssemos vê-lo e glorifica-lo. 

O artista da criação 

Pense em um artista que pinta um belo quadro. Através de sua obra podemos conhecer suas técnicas, admirar sua criatividade e até entender seu humor. Da mesma forma, quando Deus criou o Universo tão variado e estruturado, mostrou-se um Criador organizado, criativo glorioso, mas ao mesmo tempo, humilde e amoroso, por isso, enviou Jesus para morrer por nós. Apesar de ter poder sobre tudo, e sobre todos, Jesus se deixou ser ferido, preso e levou sobre si nossos pecados.  

Quando você refletir sobre a gloriosa criação do Senhor, repare em sua humildade e carinho em poder cuidar de cada um de nós e de se importar conosco, tão pequenos neste Universo. Ele poderia não se importar com nossos pecados, criar muitos outros planetas melhores, criar seres perfeitos, mas preferiu se entregar por nós e mostrar sua grandiosidade. 

Quando Deus criou o Universo, já tinha seu plano de perdão e salvação para cada um de nós. Pense na criação como um ponto chave, determinante, do poder, glória e amor do Eterno conosco, por isso, devemos também valorizar e cuidar da criação.  

Leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *