fbpx

Modelo de lição: Jesus purifica o templo. Mateus 21 

Modelo de lição: Jesus purifica o templo. Mateus 21 

Texto base: Mateus 21:1 a 17

Textos auxiliares: Marcos 11:1 a 11. Lucas 19:28 a 40. João 12:12 a 15. Marcos 11:15 a 17. Lucas 19:45 e 46

Objetivo: A criança deve compreender que Jesus é o Senhor de tudo e deve ser adorado todos os dias

Introdução

O ideal é que antes do início da aula, as crianças cantem um louvor. Alguma canção que exalte ao Senhor. Músicas como “Louvem-no ó nações” (Kelner Behar), “Dia Feliz” (André Valadão), “Glorifica” (Projeto Vida Nova de Irajá).

Quem sabe dizer por que estamos cantando para Deus? Deus é bom e merece nosso louvor, nossa adoração. Por muitos anos as pessoas adoram a Deus e louvam Jesus, mas teve um dia que foi especial. Acho que até hoje não houve um dia como este. Na história de hoje vamos ver um dia que uma cidade inteira louvou a Jesus em um dia especial.

Professor, repare que além do texto principal, Mateus 21, outras passagens nos ensinam muito sobre esta história. Não deixe de ler as demais escrituras.

Leia outras lições para EBD:

História

Certo dia, Jesus estava viajando de Jericó para Jerusalém. Eram duas cidades não muito distantes. Junto dele estavam seus discípulos. Chegando perto de Jerusalém eles pararam em uma aldeia e Jesus pediu para dois discípulos irem até aquela aldeia e pegarem uma jumenta e seu filhote.

Quando os discípulos trouxeram a jumenta, Jesus montou sobre ela e vestiu as capas, roupas, dos discípulos. Aquela imagem poderia parecer estranha, mas há muitos anos antes um profeta chamado Zacarias já havia dito que o verdadeiro filho de Deus um dia seria louvado montado em uma jumenta.

Depois de montar a jumenta, Jesus seguiu para Jerusalém. Quando chegou na cidade, as pessoas estavam muito felizes de ver Jesus, pois ele vivia viajando e quando viram que Jesus estava em sua cidade, ficaram muito animadas.

As pessoas mal sabiam o que fazer, foi quando começaram a jogar suas próprias roupas no chão para a jumenta de Jesus passar por cima. Algumas pessoas não podiam jogar suas roupas, então pegaram ramos de palmeiras para jogar no chão. Jesus ia passando por cima dos ramos e das roupas e as pessoas estavam entusiasmadas.

Professor, esta história é muito rica em detalhes, por isso, se possível, leia Mateus 21 em duas ou três versões diferentes de Bíblia.

A cidade estava lotada porque estava perto da Páscoa, a principal festa daquela época. Era, mais ou menos, como o Natal hoje em dia. Na Páscoa, os judeus comemoravam o fim da escravidão que sofriam no Egito.

Na festa de Páscoa, cada família judaica sacrificava um cordeiro (filhote de carneiro) para a festa. Essa tradição significava que um dia Deus enviaria seu próprio cordeiro, seu filho, para nos livrar da escravidão do pecado.

Naquela semana de Páscoa foi que Jesus foi crucificado, mas, obviamente, as pessoas não sabiam disso e tinham o desejo de fazer Jesus rei do povo.

As pessoas gritavam “Hosana”, que significa “nos salve agora”. A multidão queria que Jesus libertasse o povo do império romano, que dominava o mundo naquela época e até a região de Israel estava sob o comando do império romano. Eles achavam que Jesus iria se tornar rei para que Israel não precisasse mais servir aos romanos.

Ao preparar sua lição para a escola bíblica dominical, você pode optar por explicar a questão do império romano ou não, dependendo da idade de seus aluno. Se forem pequenos, até 8 ou 9 anos, é melhor focar apenas nos fatos de Mateus 21.

O objetivo de Jesus não era libertar Israel dos romanos, mas libertar toda a humanidade do pecado. Talvez, se o povo soubesse que Jesus não seria rei e não iria libertá-los do império romano, eles ficariam decepcionados. Eles queriam muito deixar de ser dominados por Roma.

Não devemos louvar a Deus só depois que Ele faz coisas boas por nós, precisamos compreender que o fato de nos oferecer salvação e vida eterna já deve ser o suficiente para ser adorado.

Professor, se preferir, divida esta história de Mateus 21 em duas partes, para facilitar a compreensão.

No dia seguinte, Jesus foi ao templo e viu que ninguém se importava com a casa de Deus, um grande comércio tomava conta do lugar. Jesus se irou e expulsou aquelas pessoas de lá. No mesmo dia, Jesus ainda curou diversos doentes.

As crianças que estavam ali perto começaram a louvá-lo e isso deixou os sacerdotes bem irritados, pois ficaram com inveja, e raiva porque Jesus tinha expulsado os comerciantes. Jesus não pediu para as crianças pararem. Depois disso, Jesus foi para outra cidade, chamada Betânia, e dormiu lá.

Este foi um dia muito agitado. O mais importante que aprendemos aqui é que não devemos parar de adorar a Deus. Ele faz coisas boas o tempo todo, mesmo quando não entendemos o que está acontecendo.

Conclusão

Quando vemos tudo o que Deus faz por nós, é impossível não adorá-lo, mas isso não significa que devemos louvá-lo só quando faz o que queremos. Devemos louvar a Deus o tempo todo.

Na história de hoje vimos que uma cidade inteira adorou Jesus, mas a maioria pensava que Jesus iria se tornar rei do país. Não devemos adorar a Deus só quando queremos algo em troca. Os planos dele são melhores que os nossos, e quando Ele não faz o que queremos não significa que Ele não nos ama, mas devemos compreender que Ele tem planos melhores que os nossos.

Momento de oração final

Você já louvou a Deus hoje por Ele ter enviado seu filho para morrer pelos nossos pecados? Vamos orar agradecendo a Deus por enviar Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados.

Após a oração, o professor pode desenvolver atividades que incentivem as crianças a adorar a Deus. Pode ser um cântico, uma poesia, um desenho. O ideal é deixar cada criança fazer o que quer fazer de melhor para agradecer a Deus.

Também temos algumas atividades e desenhos sobre esta aula. Clique Aqui.

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *