fbpx

Estudo bíblico sobre João Batista para adolescentes e jovens

Estudo bíblico sobre João Batista para adolescentes e jovens

Neste estudo bíblico sobre João Batista vamos aprender como é importante saber quem nós somos e porque não devemos ficar nos comparando com os outros. Veremos, portanto, que João Batista tinha convicção de quem ele era, não ficou se comparando aos profetas do passado, apenas apontou para Jesus. Assim como sua mãe, Isabel, João não se sentiu ofuscado pelo brilho de um profeta maior.

Dessa forma, ele cumpriu o seu papel, entendendo que cada um tem sua característica e sua função. Não podemos querer ser o que não podemos, ou o que Deus não quer que sejamos. Ou seja, o Senhor nos criou com propósitos únicos e específicos.

Leia também este estudo sobre nossa identidade em Cristo

Vamos começar este estudo bíblico sobre João Batista, tomando como base o seguinte trecho bíblico: 

As esperanças do povo começaram a aumentar, e eles pensavam que talvez João fosse o Messias. Mas João disse a todos: Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Lucas 3:15 e 16 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JOÃO BATISTA EM PDF

Quem foi João Batista

João Batista era um pregador entusiasmado. Talvez, nos dias atuais, fosse considerado um pentecostal. Enquanto ele pregava, as pessoas o questionavam o que fazer para ganharem o reino de Deus. Soldados, cobradores de impostos e o povo em geral o procuravam. Em certo momento, o povo achou que ele era o messias, no entanto, ele sabia que não era. Portanto, ele sabia qual era o seu papel. Ele não era Elias, ele não era o messias, ele era João Batista.  

Hoje em dia, todos possuem redes sociais, todos somos motivados a conquistar objetivos, ganhar independência financeira, ter filhos etc. Isso faz com que fiquemos nos comparando aos outros o tempo todo. “Todos estão tendo filhos, menos nós. Todos estão ganhando sete, dez mil reais na internet, menos nós. Todos estão viajando, menos nós” e assim por diante.

Esses pensamentos, essa comparação, portanto, nos afeta de tal forma que, talvez, nosso inimigo nem precise “desperdiçar” seus demônios em nossa vida. Nós mesmos, com essa comparação e insatisfação constante, matamos nossa fé, nos achamos fracassado, nos achamos menos que os outros. 

O que vamos aprender neste estudo bíblico sobre João Batista é que ele sabia seu papel, e não ficou se comparando com os outros. 

O papel de Isabel

O grande exemplo de João Batista, provavelmente, tenha sido sua própria mãe. Esposa do sacerdote Zacarias, Isabel não poderia ter filhos, até que seu marido recebeu a mensagem de um anjo que eles teriam um filho, e este menino se tornaria um grande homem, alegria para muitas pessoas. Perceba que não foi apenas a mensagem da chegada de um menino, mas de um grande profeta.

Logo em seguida, Isabel recebe a visita de sua parente Maria, e ela percebe que o filho de Maria era “maior que o dela”, mas ela não se comparou, orou, ficou feliz e disse à Maria “você é mais a abençoada de todas as mulheres” (Lucas 1:42). 

Não se importe em ser o mais abençoado, o mais querido, o que tem mais seguidores, o que ganha melhor, o que tem um cargo melhor na igreja. Preocupe-se em servir a Deus, onde e como estiver. Na vida, talvez, você irá conhecer dezenas, ou até centenas, de pessoas “mais importantes” que você.

Seja na vida profissional, seja na igreja, você vai conhecer missionários, pregadores, evangelistas ou teólogos que ganham destaque e são abençoados em sua obra. Eles serão inspiração para você, no entanto, mas não se compare a eles, não se compare a outros líderes, a outros membros, ou outros diáconos, por exemplo. Faça o seu papel. Nosso primeiro ponto, neste estudo bíblico sobre João Batista, que quero que reflita é se você não se compara demais com pessoas de destaque. 

Ele não era Elias

Seguindo este estudo bíblico sobre João Batista, vamos para o livro de João. 

João afirmou claramente: Eu não sou o Messias. Eles tornaram a perguntar: Então, quem é você? Você é Elias? Não, eu não sou! respondeu João. Você é o Profeta que estamos esperando? Não! respondeu ele. João 1:20 e 21 

O povo esperava uma espécie de reencarnação de Elias, ou seu reaparecimento, uma vez que as escrituras não relatam sua morte, por isso, era comum, no ciclo judaico, a crença de que Elias reapareceria, mas não foi isso o que aconteceu. Então, repare, que depois, de perguntarem se ele era o messias, o povo questionou se ele não era Elias. Aqui, João poderia ser tentado a dizer que sim, pois ele poderia dizer que o espírito de Elias, que na verdade é o poder de Deus, estava sobre ele, mas para não causar confusão, ele foi literal e disse que não era Elias. 

Muitas vezes, neste mundo de comparação, queremos ser como os outros, na vida profissional, familiar ou no ministério. Elias foi um profeta, com um propósito. João foi outro profeta com outro propósito. Você talvez seja um pai com um propósito diferente de outro pai.

Sua família não precisa ter cinco ou seis filhos, como a família de quem você admire.  Você não precisa ter milhares de seguidores como seus amigos, nas redes sociais. Seu propósito na igreja não é o mesmo de outras pessoas. Esteja satisfeito com o seu propósito, com o plano de Deus para você. Pregadores, líderes, diáconos, equipe de louvor, evangelistas e outros cristãos, portanto, não precisam agir iguais, pregar da mesma forma, lidar com as pessoas do mesmo jeito, alcançar os mesmos objetivos. Ore e peça a Deus que você cumpra o seu papel. Conforme você desenvolver seu ministério, preocupe-se em cumprir a função que o Senhor te preparou, não viva o sonho dos outros. 

“Não sou o messias”

Por fim, vamos falar sobre a negação de João de que seria o messias. Ele sabia que não poderia ser o que não era. Ele sabia que sua forma de atuar era limitada. Ele sabia que seu papel era limitado. João não escreveu uma linha sobre suas profecias, não foi tão conhecido como Moisés ou como o próprio Elias, não viveu muito, mas Jesus declarou, em Lucas 7:28, que João Batista foi o maior de todos os profetas. Talvez, simplesmente porque João sabia seu papel. Não se comparou aos outros, não almejou ser como Elias, Moisés ou Daniel. Fez o seu papel, satisfeito e com gratidão. 

Terminamos este estudo bíblico sobre João Batista relembrando que você não foi criado por Deus para ficar se comparando com os outros. Seja grato pela maneira que Deus te criou. Talvez, seja bom ficar menos tempo em redes sociais e mais tempo lendo bons livros, sejam cristãos, profissionais ou de conhecimentos gerais, passe mais tempo meditando na Bíblia, orando e cuidando de sua casa, buscando a Deus e não seguidores. 

Se você é líder do grupo de jovens ou adolescentes de sua igreja, adquira nosso livro com 40 esboços de pregações para jovens. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JOÃO BATISTA EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico sobre João Batista, leia também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico sobre João Batista para adolescentes e jovens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *