fbpx

Mensagem bíblica: Confie em Deus

Mensagem bíblica: Confie em Deus

Se você possui alguns meses de cristão, certamente já ouviu algum incrédulo dizer algo do tipo “se Deus existe porque ele não multiplica os pães lá em casa hoje mesmo”. Muitos dos que não creem em Deus se prendem ao fato de só terem confiança em Deus se ver um milagre bíblico acontecer na sua frente, na hora que querem. Desejam isso, no entanto, não para glorificarem Deus por livramento ou grande poder, mas duvidam de sua capacidade e esperam o fracasso para zombarem dos que creem. Se engana quem acha que isso não ocorria mesmo em tempos bíblicos. Confie em Deus sem fazer disso moeda de troca.

Sempre que lemos ou vemos pregações sobre a tentação de Jesus – Mateus 4, Marcos 1: 12 e 13 e Lucas 4 – devemos refletir sobre todas as vezes que colocamos o Senhor à prova. Certamente, muitos cristãos, sem perceber, colocam Deus à prova. Quando queremos que Deus aja conforme nosso entendimento, não aceitamos uma situação adversa como vinda de Deus, queremos ganhar mais dinheiro, emprego melhor, curarmos instantaneamente de nossas doenças e outros milagres como sinal de que Deus está conosco. Dessa forma estamos tentando Deus sem nos darmos conta. Assim como incrédulos colocamos nossa confiança a Deus atrelada aos milagres apenas. Confie em Deus mesmo quando os milagres não acontecem.

Não deixe de ler também:

Vamos ler o texto de Mateus 4:5 e 7

Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: não tentarás o Senhor, teu Deus.

Na ocasião, Jesus estava jejuando quando satanás tentou manipulá-lo por três vezes. No trecho acima, satanás usou Salmos 91:11 e 12 para fazer com que Jesus pensasse algo do tipo “é verdade. Vou me jogar daqui e nada me acontecerá e todos em volta crerão em Deus”. A resposta de Jesus Cristo foi baseada em Deuteronômio 6:16, para demonstrar que ele não estava preocupado com provas e milagres. Ele tinha certeza de quem era e do que faria. O inimigo de nossas almas nos desafia diariamente nos intimando “confie em Deus nessa situação ruim que está vivendo”.

Vivendo à base de trocas

A saída do povo hebreu do Egito também tem inúmeras passagens que mostram como estamos propensos a crer em Deus na base de milagres. Em Êxodo 15:22 a 27, por exemplo, podemos ler sobre o povo que já havia saído do Egito e caminhava por três dias no deserto. Começaram a murmurar contra Moisés porque não tinham o que beber. Em Êxodo 16:3 podemos ler que o povo já reclamava de novo. Ora, este povo não tinha acabado de superar dez pragas, passaram pelo Mar Vermelho e viram água amarga virar doce? Ainda assim continuavam murmurando. É como se tivessem se acostumado com os milagres, quando eles não aconteciam, era o suficiente para não terem mais confiança em Deus.

Da mesma forma, muitos cristãos continuam murmurando contra o Senhor mesmo depois de viver seus milagres. Pois atrelam milagres com sua confiança em Deus.

Todos os dias somos tentados a viver um milagre sobrenatural. Queremos que a chuva pare no exato momento que vamos sair de casa, que o ônibus se atrase só por nós, que o sorteio do carro seja em nosso nome, que a gripe seja curada na hora, que acordemos com um problema resolvido. Quando as coisas não acontecem como queremos ficamos frustrados e podemos achar que Deus não existe.

Ouvimos testemunhos de pessoas que viveram milagres de Deus, histórias de outras pessoas que queremos viver para nós todos os dias. Por isso, confie em Deus por gratidão.

Buscar mais de Deus não é colocá-lo à prova

O cristão que verdadeiramente já passou por uma transformação de vida sempre vai querer mais de Deus. É natural. Quem vive uma experiência com o Senhor vai querer novas experiências todos os dias, mas não podemos firmar nossa fé nas experiências. Os milagres de Deus não são mais importantes que o próprio Eterno.

No texto sobre a tentação de Jesus lemos como Jesus Cristo estava tranquilo, pois ele sabia quem era e tinha certeza do que viveria. O ‘milagre por milagre’ não era seu alvo. O termo ‘milagre por milagre’ que me refiro é ao milagre simplesmente para nosso ego, sem um propósito de crescimento espiritual.

A fronteira entre buscar mais de Deus e colocá-lo à prova é estreita e muitas vezes caímos nesta armadilha, por isso é importante a constate oração, leitura da palavra e comunhão com outros cristãos, pois o Espírito do Altíssimo é o que vai confortar nosso coração nos dar sustento. O mestre nos disse que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” – João 16:33. Caso não fosse assim ele diria que não encontraríamos dificuldades por viver confiando em seu poder. Jesus motiva você para que confie em Deus mesmo nas aflições.

O dever do cristão é buscar a face de Deus e não suas mãos somente. Queremos as bênçãos do criador, mas negligenciamos sua comunhão. Achamos que é mais importante para nossa fé o ‘milagre urgente’ do que um momento de adoração, louvor, oração, leitura, comunhão com o Pai.

Queremos milagres para os outros verem

Outro erro comum do cristão é achar que um milagre a vistas de todos poderá converter vidas. A confiança em Deus não se dá por um milagre, mas por transformação de vida. Quem sabe disso é Deus. Como vimos, sobre a saída dos hebreus do Egito, o povo passou por milagres grandiosos, mas ao encontrar a primeira dificuldade começou a murmurar. Algumas vezes, pensamos que temos o mesmo conhecimento que o Eterno. Ele conhece cada vida e sabe que aquilo que seria impressionante para nós, não será para os outros.

Em João 7: 1 a 9 lemos sobre os irmãos de Jesus (filhos de José com Maria), que duvidavam o chamado de Jesus. Nos versículos 3 e 4 podemos ver que os próprios irmãos de Jesus desafiavam o mestre e não acreditavam ser Jesus o Messias.

“Dirigiram-se a ele, pois, os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-se ao mundo”.

Como podemos ver, os próprios irmãos de Jesus zombavam e desafiavam o poder de Jesus, mas o mestre se manteve calado. Este é um bom texto para que você confiem em Deus. Assim, muitas vezes desafiamos o poder de Deus e queremos que ele se manifeste ao mundo porque esta é NOSSA VONTADE, mas não é a do Senhor, caso fosse, certamente já teria feito isso.

“Todavia seja feita a tua vontade”

Queremos muitos sinais e milagres. Sempre achamos que é por “uma boa causa”. Evidente que todo cristão acredita que os milagres de Deus não podem render mal algum, mas quando formos tentados por este pensamento devemos lembrar que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, mesmo quando nosso querer é bom. Querer uma cura para outra vida, por exemplo, é um bom motivo para orar, mas não podemos exigir de Deus o agir que queremos, que imaginamos.

Quando lemos Mateus 26:39 podemos ver que mesmo o mestre passou pela dificuldade de separar sua vontade carnal da do pai celestial. Pouco antes de ser crucificado clamou ao Pai. “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.

Ele estava nos ensinando “confie em Deus” não importa a dor. Que a partir de hoje, tenhamos esta postura de colocar a vontade de Deus acima da nossa mesmo quando nossa intenção for boa. Pedir por milagres para provar aos outros o poder de Deus, por exemplo, só demonstram como nossa confiança em Deus está baixa. Confie em Deus independentemente das circunstâncias.

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem bíblica: Confie em Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *