fbpx

Estudo bíblico sobre filhos – O fracasso de Eli 

Estudo bíblico sobre filhos – O fracasso de Eli 

Neste estudo bíblico sobre filhos vamos ver como o profeta Eli foi um fracasso como pai, apesar de ter sido um grande homem em sua geração. O que queremos demonstrar neste texto é que Eli tinha tudo o que era necessário para se tornar um grande pai, assim como seus filhos tinha “a faca e o queijo não mão” para se tornarem filhos exemplares. No entanto, todos falharam. Algumas passagens bíblicas nos revelam algumas dicas para compreender o motivo que levou a um grande profeta a ser pai de homens tão perversos. Este texto nos leva a refletir sobre como é importante manter nossa integridade como pai acima de nosso sacerdócio na igreja, pois as consequências do fracasso como pai recaem sobre gerações.  

Vamos começar este estudo bíblico sobre filhos com alguns dados estatísticos que reforçam a necessidade de fortalecer os laços familiares. Segundo matéria publicada no portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o número de divórcios no Brasil tem aumentado a uma taxa de quase 5% ao ano. E a ausência do pai no seio familiar tem afligido cada vez mais os filhos. De acordo com matéria publicada no portal O Globo, em seis de junho de 2017, quando o divórcio é feito de forma conflituosa, os filhos sofrem por décadas. A distância entre pais e filhos tem gerado problemas que começam a se tornar mais visíveis nas gerações atuais. O portal O Globo também divulgou, em 02/06/2011, pesquisa realizada nos Estados Unidos que filhos de pais divorciados apresentam diversos problemas sociais como solidão, ansiedade e tristeza. Para finalizar nossa lista de artigos sobre os problemas carregados pelos filhos que passam por situação de divórcio dos pais, vale destacar matéria divulgada no jornal Correio Brasiliense em 27/04/2014, LINK 4, que reforça que filhos de pais separados sofrem com alienação parental.  

Se você deseja levar este estudo bíblico sobre filhos para sua igreja, ou para uma palestra, recomendamos que leia as matérias acima mencionadas e anote as datas de publicação para mostrar às pessoas que o que você diz tem fundamento.  

O que queremos mostrar com tudo isso é que a ausência do pai, ou viver com o pai em situação de conflito traz consequências negativas ao filho. Isso não é o que eu acho ou o que você pensa, são estatísticas e pesquisas atuais, com valor científico.  

O profeta Eli  

Quando lemos sobre o profeta Eli, em 1 Samuel, vemos que era um homem respeitado, pois exerceu sua função por 40 anos. Eli criou o profeta Samuel e não há dúvidas sobre seu compromisso com o sacerdócio. Aliás, sua credibilidade lhe conferiu o papel de sacerdote e juiz. Para aprofundar seu estudo bíblico sobre filhos, recomendamos a leitura de 1 Samuel capítulos 1 a 4:18. Repare, por exemplo, que ele foi o responsável pelo grande profeta Samuel. 

Então Elcana voltou para casa em Ramá; mas o menino começou a servir o Senhor sob a direção do sacerdote Eli. 1 Samuel 2:11 

Ele tinha todas as características de um bom homem, no entanto, negligenciou o princípio de toda relação entre homem e o Criador, que é cuidar de sua casa. Um cuidado primordial. Quando falamos de Eli, podemos ver que, apesar de tanto esforço para cumprir seu papel de sacerdote, acabou se destacando como um pai que não soube educar seus filhos. Se tivesse sido um grande pai, seria um sacerdote ainda melhor por consequência. 

Os filhos de Eli 

Se Eli tinha tudo para ser um grande sacerdote, seus filhos também tinham tudo para ser grandes filhos. Eles eram sacerdotes, por linhagem, e tinha toda a condição de terem um crescimento espiritual constante e maduro. Poderiam, ainda, ser grandes juízes, como seu pai, mas destacaram pelo negativo. Tinham seu pai como referência, mas ainda assim não o seguiram. Não sabemos ao certo os motivos, mas basta observar um pouco a relação entre pais e filhos para perceber que algo de errado havia. 

A tendência natural é que os filhos queiram ser como seus pais. Quando isso não acontece, e os filhos desejam ser exatamente o oposto de seus pais, é por que a relação já está desgastada. Algo de ruim os filhos  observam no pai. 

Apesar de serem sacerdotes, eram profanos, fazendo o povo pecar, cometendo abominações e se aproveitando da condição de sacerdote para cometerem ainda mais pecados e abominações. 

Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. 1 Samuel 2:22 

Os filhos de Eli não ouviam seu pai, os conselhos de seu pai. Não podemos cravar com certeza o porquê, mas, como dito antes, sabemos que quando filhos decidem fazer o oposto do que seus pais praticam, é porque não há referência, comunhão, proximidade. 

A omissão de Eli 

Estudiosos concordam que os motivos que levaram os filhos de Eli a se tornarem tão rebeldes foi a ausência de Eli, como pai. Embora fosse sacerdote e juiz, não conseguia ser referência para seus filhos. É o que acontece com muitos pais hoje em dia. Preocupados em trabalhar e assumir compromissos com a igreja, negligenciam seus filhos, deixando de ser referência para os de sua casa. Com isso, a resposta dos filhos é justamente repudiar o que os afasta do pai. Um pai com excesso de compromisso na igreja, sem tempo para seus filhos, vai gerar filhos com repúdio aos compromissos da igreja. 




Queremos destaca neste estudo bíblico sobre filhos que devemos ser presente em nossas casas, como marido, como pai, para que possamos ser referência de cristão dentro de casa, antes de pensar em ser referência fora de casa. 

Assim como Davi, Eli não teve coragem de corrigir os filhos, e os perdeu. Outra dica de como Eli não se preocupava em disciplinar seus filhos está no seguinte trecho 

Por que vocês zombam de meu sacrifício e de minha oferta que determinei para a minha habitação? Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes de todas as ofertas feitas pelo meu povo Israel? 1 Samuel 2:29 

Reparem como, claramente, Eli não se preocupa em corrigir os filhos. Seu comportamento é como um alienado, que pouco se importa com o que os filhos fazem de errado, ele só quer não criar problemas. 

Consequências 

Chegamos ao último ponto deste estudo bíblico sobre filhos ressaltando as consequências de não assumir o papel dentro de casa de amor e dedicação.  

Eli morreu tragicamente, assim como seus filhos, mas isso não é nada. Quando Eli caiu da cadeira e quebrou o pescoço, reconheceram que a glória de Deus havia se ido. Será que não era tarde demais? Não deixe a glória de Deus sair de sua casa. Mantenha a santidade e dedicação no seu lar. Não seja omisso, não inverta valores. Lembre-se que seu compromisso com sua família é maior que o compromisso com sua igreja, pois não adianta ser cristão da porta pra fora. Devemos exercer o cristianismo, em primeiro ligar em casa com os nossos. Não precisamos colocar em uma balança nossa família ou nossa igreja, basta equilibrar ambas. 

Assim, concluímos este estudo bíblico sobre filhos refletindo sobre nosso compromisso dentro de casa. Devemos começar a ser exemplo dentro de casa, para depois expandirmos este amor. Quando fizermos isso, não será necessário perguntar coisas do tipo “igreja ou família?”. Nosso convívio, equilibrando ambos, será natural, proveitoso e todos serão beneficiados. Esperamos que esta palavra te faça perceber como é importante cuidar de nossos filhos, de nossa casa. Se você tem boas experiências sobre honrar e cuidar de seu lar, compartilhe conosco nos comentários. 

Para aprofundar seu estudo bíblico sobre filhos recomendamos também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico sobre filhos – O fracasso de Eli 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *