fbpx

Como crescer espiritualmente

Como crescer espiritualmente

Neste texto vamos ver como crescer espiritualmente é importante para nossa jornada cristã. Este estudo para jovens e adolescentes também serve para todo cristão refletir sobre nossa responsabilidade de tomar decisões e mudar de atitudes para que o Reino de Deus prevaleça em nossa vida.  Ao ministrar esta palavra para os mais jovens, e até adolescentes, o líder deve focar como precisamos nos manter em Cristo para que a nossa jornada com Jesus não seja superficial, sem experiências, sem base sólida. Muitos jovens se desviam da igreja porque possuem um relacionamento fraco com Deus. Acham que “acreditar em Deus e que vai dar tudo certo” já é o suficiente para uma vida plena, mas suas atitudes cotidianas não implicam em um crescimento espiritual.

Vamos tomar como base para esta reflexão o seguinte trecho bíblico. 

Leia também este texto sobre crescer espiritualmente.

Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos. 1 Pedro 2:1 e 2 

Vamos começar falando de uma questão fundamental, que é a nossa fé. Ao ler as Escrituras podemos perceber que a fé é o que nos leva à salvação e que sem fé é impossível agradar a Deus, mas nossa vida cristã não termina aí. Precisamos agora crescer, continuamente, em busca de novas experiências e de conhecimento que nos levem a dar frutos. Muitas pessoas se conformam em ter fé acreditando que ter fé é o máximo de uma vida de relacionamento com nosso Criador, mas podemos ir mais longe e crescer espiritualmente, nos relacionando com o Pai de uma forma única. 

A fé é o começo 

Aceitamos Jesus como Senhor e salvador de nossas vidas baseados em nossa fé, crendo que Ele morreu e ressuscitou pelos nossos pecados. Este é o começo de uma nova jornada nesta vida. A partir deste conceito, de crer na obra de Cristo, mudamos nossa visão de mundo, de vida e morte; e passamos a viver de uma nova forma, pois agora não cremos mais que tudo aqui se resume, mas nossa mente é aberta para compreender que existe um mundo sobrenatural, o qual não podemos ver, mas podemos viver e prová-lo. 

Por isso, Pedro fala de abandonarmos antigas manias. Ele cita apenas alguns exemplos, como mentira, inveja e críticas injustas, mas essa lista é diluída por toda a Bíblia, que vai moldando nossa forma de pensar e agir conforme a visão do próprio Senhor. O primeiro passo para crescer espiritualmente é perceber em nós o que precisa ser mudado, melhorado. 

Se você estiver levando este texto para um grupo de jovens, por exemplo, peça para que eles reflitam um pouco sobre suas características.  

  • O que precisa ser mudado em você mesmo?  
  • O que foi feito nas últimas semanas que você gostaria de não ter feito?  
  • O que você fez nos últimos dias que sabe que é errado? 

Na sequência, Pedro fala que somos como crianças recém-nascidas. Essa comparação serve para percebermos que quando alguém se converte é nascido de novo, portanto, é uma nova criatura, uma nova pessoa, que precisa crescer espiritualmente. Independente da idade, precisamos “começar tudo de novo”, agora seguindo os padrões eternos de Jesus Cristo. 

O desejo 

Pedro fala do desejo pelo leite, ou seja, pelo alimento. Ao contrário do que acontece na vida natural, o crescimento espiritual não é natural, pois depende de nossa vontade, de nossa busca. Em seu grupo de estudo, ressalte como é importante que o cristão tenha o desejo de crescer e amadurecer, para poder aproveitar o que Deus prepara para aqueles que o buscam ainda mais.  

Em Gálatas lemos uma interessante passagem que serve para esta reflexão. 

Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo. Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai. Gálatas 4:1 e 2 

Repare que o autor menciona que o filho, apesar de possuir a herança do pai, precisa esperar pelo tempo oportuno. Da mesma maneira, apesar de sermos herdeiros das bênçãos e promessas de Deus, precisamos esperar o tempo certo, ou seja, precisamos crescer espiritualmente para alcançá-las. 

Todos quando renascemos em Cristo viramos crianças espirituais. É preciso paciência, para alcançar certas bênçãos e promessas.  

Por mais que um pai tenha um carro para dar de herança, o filho só poderá dirigir após os 18 anos. Antes disso, não tem discernimento para dirigir. Certas experiências com Deus são alcançadas apenas com o tempo, após atingirmos certa maturidade espiritual. Depois de crescer espiritualmente é que conseguimos viver novos desafios e novas experiências. 

Alcançando a maturidade  

Na busca pela maturidade espiritual, vamos enfrentar muitas dificuldades, muitas lutas e muitos desafios, pois é assim que se consegue a maturidade. Podemos citar como exemplo os altos cargos em empresas. Eles são ocupados por pessoas experientes, pois são pessoas que já enfrentaram diversas situações de estresse e de dificuldade para lidar com futuros problemas. Da mesma forma, o cristão que deseja crescer espiritualmente precisa entender que é bem possível que passe por novas lutas, mas esses momentos é que farão que ele se torne maduro, a ponto de começar a ajudar outras vidas. 

Quando somos imaturos para algumas situações, tomamos as decisões erradas, por isso, não é aconselhável que novos convertidos assumam papel de liderança ou postos de muita responsabilidade na igreja. Embora, a urgência, escassez de obreiros ou as necessidades da igreja sejam grandes, a cautela é sempre o melhor caminho.  

Através de uma vida de oração, de acerto de caminhos, de leitura bíblica, de estudo da Palavra, de comunhão com os irmãos, vamos adquirindo o conhecimento necessário para crescer espiritualmente. O convívio com irmãos é fundamental, pois é na comunhão que aprendemos novas histórias, testemunhamos mudanças e experiências novas. O próprio Jesus passou por este tempo de aprendizado. 

E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Hebreus 5:9 

Portanto, para crescer espiritualmente, lembre-se de ter um tempo para suas orações, leitura bíblica, participe dos cultos e ouça louvores, pois assim, sua mente e coração se encherão da graça de Deus. Com o tempo, experiências mais profundas e estudos mais complexos te darão a base para se tornar uma referência de cristão. 

Para complementar seu estudo sobre como crescer espiritualmente, leia também. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *