fbpx

Como educar os filhos “diante dos homens” 

Como educar os filhos “diante dos homens” 

A última referência da infância de Jesus está em Lucas 2:51 e 52. Quando lemos que Jesus crescia em graça diante de Deus e dos homens, fica fácil entender o que significa crescer em graça diante de Deus, mas podemos elaborar muitos estudos sobre o que significa crescer em graça diante dos homens. Neste texto vamos abordar como educar os filhos diante deste versículo. Para o nosso objetivo, vamos focar o simples, levando em consideração que crescer em graça diante dos homens significa ser agradável aos homens. O termo “achar graça diante” era muito comum em tempos bíblicos, e significava ter empatia, ser uma pessoa considerável. Quando lemos que Jesus crescia em graça diante dos homens podemos entender que as pessoas em volta de Jesus o consideravam um bom menino.

Para iniciar este assunto, devemos compreender que o cristão que está disposto a aprender como educar os filhos segundo as Escrituras, precisa aprender também sobre o universo infantil.


Muitos cristãos enfrentam dificuldades em evangelizar ou defender sua fé porque não sabem responder questionamentos simples ou se demonstram alienados ao mundo, como se fosse pecado saber sobre biologia, química ou física, por exemplo. Por outro lado, cristãos com bom nível de escolaridade e que conhecem profundamente estes assuntos poderão defender sua fé com mais convicção e não se abalarão com perguntas simples como “se Deus existe porque há tanta maldade no mundo?”, “os dinossauros realmente existiram?”, “é possível existir vida em outro planeta?”. Se queremos que nossos filhos cresçam em graça diante dos homens, devemos incentivar seu desenvolvimento intelectual. Não tem como educar os filhos privando-os do desenvolvimento intelectual.

Quando lemos o versículo 46, podemos ver que Jesus estava no meio dos doutores, questionando e respondendo aos estudiosos. O que nos leva a entender que todos gostavam de sua presença. Jesus era agradável aos homens, não era rude, não julgava, não apontava os defeitos, apenas demonstrava amor e falava do reino dos Céus. Podemos aprender com isso que é deve dos pais ensinar seu filho a ser agradável aos homens, simpático e amoroso. Como podemos ganhar almas, sendo julgadores, preconceituosos, rudes ou nos achando “santo demais” para andar com pecadores?

A história de Jesus nos ensina como educar os filhos, desde que estejamos atentos ao contexto de sua infância.

O último trecho que encontramos sobre a vida de Jesus antes do início de seu ministério, aos trinta anos, diz “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”,

Lucas 2:51,52. Para uma compreensão melhor do contexto, recomendo a leitura deste trecho desde Lucas 2:39. Aqui podemos ver que desde cedo Jesus já se destacava a ponto de se admirarem com suas respostas. No versículo 47 lemos que os homens se espantavam como aquele menino era inteligente.

Inteligência

A primeira dica para quem busca como educar os filhos, crescendo em graça diante dos homens, é estimular sua inteligência. O termo inteligência é muito relativo, mas vamos considerar uma pessoa inteligente como alguém com vontade de aprender sobre variados assuntos e que saiba responder com propriedade aos mais variados questionamentos. Como o versículo 47 mostra, os homens se admiravam com as respostas de Jesus. Isso não significa que aquele menino sabia tudo de todos os assuntos, mas que possuía um raciocínio lógico, provavelmente não dava respostas do tipo “porque sim” ou “porque não”.

Devemos estimular nosso filho a buscar respostas com precisão. Por que não é bom falar palavrão? Por que não devemos mentir? Por que não podemos faltar à escola? Os pais devem fugir de respostas simplistas como “porque é pecado” ou “porque eu estou mandando”. Essas respostas não estimulam o raciocínio lógico e só levam a criança a duvidar dos motivos.

Não é possível saber como educar os filhos se os pais não motivam um raciocínio lógico e apenas impõem suas vontades sem explicar os porquês.

Estimular a inteligência de seu filho não se resume a comprar livros, o que é fundamental, mas exige que os próprios pais estejam disposto a investir um pouco de seu tempo em conversas em família. Como podemos ver no trecho de Lucas, Jesus estava em companhia de adultos, conversando sobre assuntos mais profundos. Embora não seja possível precisar a idade de Jesus, podemos identificar a curiosidade daquela criança que se dispôs a ir aonde estavam os adultos.

Por que motivar o desenvolvimento intelectual?

Para pregarem com autoridade, como fizeram Paulo e Jesus, por exemplo, muitos pais cristãos acham que basta “enfiar a bíblia goela abaixo” de seu filho para fazê-lo crescer como um bom cristão.

Talvez isso explique porque tantos jovens nascidos em lar cristão se desviam. Quando descobrem que muitas verdades lhe foram ocultadas, não sabem lidar com novos desafios, propostas e tentações que o mundo oferece.

Ter conhecimento científico, matemático, de gramática e até o fato de ter um bom desenvolvimento motor é fundamental para o crescimento de qualquer criança; e, em um lar cristão, estes conhecimentos só vão favorecer o seu aprendizado bíblico. Se você quer mesmo entender como educar os filhos, entenda que, as crianças com bom raciocínio lógico em matemática, gramática e demais áreas aprenderão os conceitos do cristianismo com mais sabedoria e mais propriedade.

Quando falamos de crescimento em raciocínio lógico, queremos incentivar os pais cristãos a oferecerem a seus filhos a oportunidade de “crescerem em graça diante dos homens”.

Personalidade

Além da inteligência, a personalidade é fundamental para alcançarmos vidas. Jesus curou, libertou e fez muitos outros milagres, quase sempre acompanhado de pessoas que não tinha valor para a sociedade, como prostitutas, cobradores de impostos, doentes, paralíticos e estrangeiros. Quando lemos sobre a vida de Jesus, é fácil perceber que ele só se irritava contra os religiosos.

Fazer nosso filho crescer em graça diante dos homens significa ensiná-lo a ser uma pessoa amável, companheira, de caráter irrepreensível.

Em nossos dias, queremos que nossos filhos sejam grandes pregadores, ganhadores de almas, mas queremos que tenham nojo dos homossexuais, medo das prostitutas, raiva dos políticos.

Deveríamos ensiná-lo a amar a todos, como Jesus nos amou, sem preconceitos.  Podemos não concordar com o estilo de vida dessas pessoas, mas não devemos odiá-las. Nossa luta não é contra carne ou sangue.

Respeito e amor devem ser características marcantes em nosso filho, se quisermos que ele cresça em graça diante dos homens.

Educar exige tempo e responsabilidade

Como pudemos acompanhar neste texto, não tem como educar os filhos sem tempo para isso, ou sem a devida atenção. Por isso, o planejamento familiar é fundamental.

Ter filhos e não ter tempo para educá-los é a receita ideal para que ele se desvie do Caminho quando for mais velho.

Nosso desejo é que o leitor assuma a responsabilidade de saber como educar os filhos de uma forma cristã, e isso exige tempo e responsabilidade. Esteja preparado para isso.

Educar filhos não é como jogar “The Sims”.

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *