fbpx

Aprenda a ser pai exemplar, como Abraão 

Aprenda a ser pai exemplar, como Abraão 

Considerado o “pai da fé” nas três principais religiões do mundo, islã, judaísmo e cristianismo, Abraão pode nos ensinar muito sobre ser pai. Seu desempenho como servo de Deus foi tão chocante que impactou gerações, a ponto de nações se formarem com os princípios de fé de Abraão. No mundo antigo, o conceito de monoteísmo (crença em um único Deus) era revolucionário, em uma época que era comum a crença em diversos deus e semideuses . Através de experiências sobrenaturais e ensinamentos impactantes, Abraão transmitiu sua fé a seus filhos de tal maneira que mesmo sendo de idade sua geração seguiu seus ensinamentos.

Em primeiro lugar devemos lembrar que, naqueles tempos, não ser pai era vergonhoso, uma derrota. Quando lemos a história de Abraão, em Gênesis, vemos que após muitas experiências, finalmente Abraão e sua esposa tiveram um filho. Sabemos que Abraão já havia tido um filho com sua serva, mas a promessa do Altíssimo era que Abraão teria um filho com sua mulher.

Se você gostou deste texto, recomendamos que leia também:

Deste contexto podemos aprender a confiar em Deus sem precisar dar “uma forcinha”. A promessa de Deus era que Abraão seria pai de uma multidão, mas o que o patriarca não havia entendido é que ele deveria ser pai de um filho legítimo de sua esposa. Quando Deus nos constitui para formar uma família devemos compreender que seu propósito é maior do que podemos imaginar e mesmo quando as coisas parecem não caminhar bem, não precisamos agir conforme nossas estratégias, mas sim confiar em Deus. A formação da família de Abraão não teria sentido se sua descendência fosse apenas de sua serva Agar (Hagar), pois o plano de Deus para sua vida era formar uma família completa com sua esposa, Sara.


Como ser pai da fé para sua geração

Após o nascimento de Isaque, o propósito do Eterno para Abraão estava cumprido. No começo, Abraão não tinha certeza que seria pai. Podemos considerar este fato importante na formação de nossa fé, pois em muitos casos, o Senhor tem planos para nós, mas nós mesmos duvidamos, ficamos com um pé atrás. Não queremos nos desiludir lá na frente. O grande diferencial é saber quando a promessa vem de Deus e quando vem de nosso querer.

O pai cristão deve compreender que os planos de Deus para nossa vida podem ser cumpridos independente das circunstâncias e nossas experiências devem ser relatadas aos nossos filhos, para que eles vejam o agir de Deus em nossas vidas.

O fortalecimento de nossa fé vem das experiências que temos com o Criador e são essas histórias que devemos passar aos nossos filhos. Além das histórias bíblicas, escola dominical e ensinamento de doutrinas, são os relatos pessoais que formam o caráter cristão em nosso filho. Conhecer as transformações que seus pai passaram tem um valor mais forte do que ler sobre acontecimentos de dois a seis mil anos atrás.

Por isso, para ser pai como Abraão, é indispensável contar aos seus filhos suas experiências pessoais com Deus.

Seja um servo exemplar

Ainda sobre Abraão, um dos fatos mais marcantes de sua vida foi o sacrifício de Isaque, Gênesis 22. De acordo com o relato bíblico, o Altíssimo chegou a pedir que Abraão sacrificasse seu filho como sinal de obediência. Este aparente ato herege tinha um propósito divino, comprovar a excelência de Deus. Hoje podemos achar radical e até estranho este pedido, mas em uma época em que os sacrifícios humanos não eram raros, o pedido de sacrificar seu filho, o filho da promessa, não pareceu estranho a Abraão. Como sabemos, não foi necessário que Abraão sacrificar seu filho, mas este fato ainda é exemplo de obediência a Deus.

Para ser pai como Abraão, algumas vezes, é preciso sacrificar as vontades de seu filho.

Sabemos que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, mas quando comparamos com filhos, esposa, mãe, pai ou marido fica difícil uma comparação. Neste trecho lemos que Abraão estava disposto a fazer a vontade de Deus acima de sua própria vontade e da vontade de seu filho, que obviamente não queria morrer.

Para ser pai cristão, você deve compreender com esta passagem que é mais importante agradar a Deus que a homens, inclusive a nós mesmos, nossa própria vontade. Nem sempre proteger nossos filhos significa que estamos fazendo o que agrada a Deus. Instruir, penalizar, corrigir e até castigar é um peso para alguns pais. Dizer “não” é quase um pecado. Mas quando assumimos o caráter cristão, compreendemos que estas coisas são necessárias para criarmos uma geração abençoada por nosso Deus.

Estamos vivenciando uma época em que castigar os filhos parece um erro indesculpável. Mas não há como ser pai cristão sem restringir algumas vontades do filho.

Sai de tua tenda

Voltando ao início da história de Abraão, lembremos quando Deus lhe chamou e disse “sai de tua tenda”, Gênesis 12. O Senhor tirou Abraão da terra de seu pai para levá-lo a uma nova terra, lugar desconhecido. Abraão teve que abrir mão de estar em lugar seguro, ao lado de sua família para construir sua própria história.

O que aprendemos neste trecho é que para ser pai por completo, devemos nos preparar também para a partida de seus filhos. Muitos pais querem seus filhos sob suas asas para sempre. Alguns até matam os sonhos de seus filhos para não vê-los partir para outra cidade, nação. Um relacionamento doentio que  nos leva a questionar se este pai, ou mãe, não está idolatrando o filho.

Quando lemos sobre Abraão, a primeira coisa que vem à memória é que ele foi o pai da fé. Quando lemos sua história com mais detalhes compreendemos que este termo é muito mais abrangente e significativo do que podemos imaginar. Portanto, quando buscar em uma inspiração de pai, lembre-se de Abraão, pessoa tão exemplar que firmou a fé de gerações posteriores até os dias de hoje.

 
Compartilhe

Um comentário em “Aprenda a ser pai exemplar, como Abraão 

  1. Eu não tive, na minha vida, um pai presente e isso deixou um rombo enorme no meu emocional. Quando me casei e tive filhos, lutei desesperadamente pra que essa situação não se repetisse na vida dos meus filhos.Meu marido procurou ser um bom pai,mas não se fez tão presente quanto seria necessário…..muitas vrzes tive que sózinha exercer os dois papéis( ser mãe e pai ao mesmo tempo), principalmente na disciplina e na imposição de uma autoridade pra nortear a vida deles, ainda mais porque tive 3 filhos homens.Por isso sei da importância e das consequencias desse tema na vida de uma pessoa. Quando aceitei Jesus, só pude vivê-lo por inteiro quando aprendi e passei a entender a paternidade de Deus na minha vida. Parabéns pelo texto e sua ecposição dentro da Palavra…..sei que será de suma importância aos que o lerem e vivenciá-lo plenamente!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *