fbpx

Mensagem bíblica para família – 5 Dicas para uma vida financeira abençoada

Mensagem bíblica para família – 5 Dicas para uma vida financeira abençoada

Nesta mensagem bíblica para família levantamos diversos versículos e trechos bíblicos que nos ensinam a administrar nossas finanças, principalmente quando o assunto é comprar bens e lidar com o orçamento em nossa rotina. Normalmente, quando falamos em bíblia, associamos seus ensinamentos às questões espirituais, como fé e amor ao próximo, mas ela pode nos ensinar muito mais que isso, inclusive a administrar bem nossas finanças. Algumas situações como a de José no Egito, nos ensinam pontos valiosos em nosso relacionamento com o dinheiro. Diversos versículos e ensinamentos podem passar desapercebidos, mas quando temos um olhar voltado para as questões financeiras, podemos levantar diversos ensinamentos interessantes sobre economia doméstica. 

Se você já é cristão, possivelmente já tem uma visão esclarecida sobre as questões espirituais da relação do homem com o dinheiro. Precisamos, em primeiro lugar, ligar nossa fé com o Criador independentemente da situação financeira que vivemos. Muitas pessoas buscam uma fé quando enfrentam o problema, mas se esquecem de Deus quando o problema é solucionado. Outros, por outro lado, assumem uma postura de fé enquanto está tudo bem, mas quando os problemas aparecem, logo deixam a fé em Deus para seguirem os olhos terrenos, segundo seus instintos e conceitos pessoais. Por isso, na parábola do semeador, Jesus falou daqueles que aceitam a Palavra, mas quando enfrentam as adversidades da vida, como perseguição e dúvida, abandonam a fé, e também daqueles que aceitam a Palavra com alegria, mas quando os prazeres da vida lhes são oferecidos, se desviam da fé. 

1 – A Deus o que é de Deus 

Desde a criação, aprendemos que tudo tem um limite. No jardim do Édem, o homem poderia desfrutar de tudo o que ali havia, mas apenas um fruto lhe foi proibido. Ou seja, havia um limite. O homem, no entanto, resolveu transgredir este limite. Mais tarde, aprendemos a ofertar. Caim e Abel já mantinham essa prática. Depois aprendemos sobre os dízimos. Conceito este válido até os dias atuais. Embora alguns cristãos prefiram defender que apresentar os dízimos era uma prática da Antiga Aliança, devemos lembrar que Jesus não modificou isso.  

Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas. Lucas 11:42 

Como lemos, ele não disse que deveriam deixar de fazer uma coisa para fazer outra, mas deveriam manter fazendo as duas. O que queremos ressaltar neste ponto é que separar a parte de Deus é essencial em nossa vida financeira. Quando aprendemos a priorizar 10% para a obra de Deus, aprendemos o conceito de administrar nosso dinheiro com prioridade e porcentagem. 

Na única passagem bíblica que Deus nos ensina a provar dele – provar não no sentido de colocar à prova, mas de experimentar – ele faz referência ao uso do dinheiro (Malaquias 3:8 a 10). 

Ante de tudo, coloque em prática a decisão de separar uma parte de seu dinheiro para manter a obra de Deus. 

2- A César o que é de César 

Jesus nos ensinou a pagar nossos tributos (Mateus 22:22). Puxar tv a cabo clandestina, pagar aparelho com todos os canais liberados, fazer “gambiarra“ na fiação ou na parte hidráulica etc. Algumas vezes achamos que economizar com essas coisas vão nos trazer prosperidade. Pelo contrário nos traz maldição, e ainda por cima não resolve nosso problema. Se enfrentamos dificuldades financeiras, precisamos de um planejamento sério, de uma atitude inteligente, e não de “gatos e gambiarras”. Se não podemos pagar por algo, que não a tenhamos. 

Queremos deixar bem claro nesta ministração para família que precisamos ser coerentes com o que falamos e fazemos. Não queremos que ninguém nos engane, então por que queremos enganar os outros? 

3 – Não cair em tentação 

Neste terceiro tópico da mensagem bíblica para família sobre administrar as finanças, queremos falar de humildade e vaidade. 

Um dos desejos primários do ser humano é ter um carro. Muitos caem no erro de sustentar o desejo de ter o carro alegando necessidade. A bíblia nos orienta a fugir do materialismo, das aparências, do desejo egocêntrico de ser admirado pelo o que possuímos. 

Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa; pois nada levará consigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor. Embora em vida ele se parabenize: “Todos o elogiam, pois você está prosperando”, ele se juntará aos seus antepassados, que nunca mais verão a luz. O homem, mesmo que muito importante, não tem entendimento; é como os animais, que perecem. Salmos 49:16-20 

Quer administrar bem suas finanças? Saiba diferenciar desejo de necessidade. Não deseja comprar uma casa no bairro X, de tal maneira para se achar importante. Não deseje um carro para mostrar que está bem empregado. A roupa da marca X é mesmo mais importante que a da marca Y? Comer fora em restaurantes requintados, frequentemente, condiz mesmo com o que podemos arcar? 

por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 1 Timóteo 6:8 

Um exemplo fácil de mostrar como compramos coisas por desejos é só analisar quantas pessoas têm carro próprio, mas colocam seus filhos em escolas públicas. Nada contra o ensino público, mas sabemos que no Brasil, infelizmente, a escola pública raramente oferece a qualidade de ensino das escolas particulares. Ou então, pessoas que compram seus carros, mas negam cursos e bens à sua família.  

Ore peça a Deus sabedoria e um coração humilde para conseguir separar desejos de necessidades. Se você for levar esta mensagem bíblica para família para um culto, célula ou estudo em grupo, leia também Eclesiastes 1:4 a 11. 

4 – Viva conforme o que você pode pagar, não pelo o que você deseja  

O quarto item de nossa mensagem bíblica para família sobre finanças queremos incentivar o leitor a se planejar de acordo com o que você ganha, e não priorizando o que você deseja ter. 

Em outras palavras, devemos viver com um padrão de vida abaixo do que te realmente podemos ter. Se você tem condições, por exemplo, de gastar R$ 50 por dia em refeição, não significa que você “tem que gastar” este dinheiro. Você pode economizar este dinheiro para fazer um fundo de emergência por exemplo. 

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Hebreus 13:5 

Não viva de aparências, de desejos. Comece pensando “O que eu realmente preciso para viver”. 

5 – Faça um planejamento 

A bíblia não nos orienta sobre o quanto devemos gastar com cada coisa, mas podemos achar algumas dicas de planejamento interessantes. 

Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família. Provérbios 24:27 

Terminar o trabalho e deixar pronta a lavoura significa, respectivamente, tenha um emprego e faça um fundo de reserva. Para depois constituir família, ou seja, casar e ter filhos. Certamente você, assim como eu, conhece muitas famílias que preferem, primeiro se casar, ou até mesmo ter filhos, para depois pensarem em uma profissão. Questão de ordem, planejamento. 

Assim, planeje o que você precisa. Um veículo, uma casa, um emprego melhor. Você precisa se planejar para isso. Estudar, ter experiência profissional, ter um fundo de reserva. 

Saiba administrar seu dinheiro gastando menos do que você ganha. Parece óbvio, mas com cartões de créditos e pequenos gastos diários (lanches, gasolina ou cafés, por exemplo) a maior parte das pessoas não percebem que gastam mais do que ganham. Não percebem que todo mês tem um imprevisto (uma lâmpada que queima, uma roupa que mancha, uma doença que demanda remédios) que nos faz gastar além do que nos planejamos. A dica para isso é simples: faça uma planilha. Anote no papel tudo o que vocês, sua família, gastam. Não importa se é uma bala ou cafezinho. Anote. Depois de três ou quatro meses você vão perceber o que realmente consome a verba de seu lar. 

Seja abençoador 

Por fim, vamos finalizar esta mensagem bíblica para família com uma dica extra: seja um abençoador. Pare de pensar um pouco no que você quer e pense, por exemplo, no que sua família precisa. Seus filhos precisam de uma escola melhor? Vocês precisam de uma alimentação melhor? Sua casa precisa renovar as roupas de cama? Sua esposa precisa de um passeio? Seu marido precisa de um novo equipamento? Trabalhem juntos, em família e como família. 

Além de abençoar sua família, priorizem abençoar outras vidas antes de ficar pensando em luxos e prazeres momentâneos. Claro que você e sua família devem viajar, passear ou comer em um restaurante, mas essa não pode ser a prioridade de sua agenda financeira. Saiba armazenar, fazer um fundo de reserva, ganhar menos do que ganha, abençoe outras pessoas. Se você tiver prazer nessas coisas, organizar sua vida financeira vai ser mais prazerosa. 

Se você tem outra dicas de como organizar a vida financeira conforme a bíblia, deixe seu comentário. 

para complementar sua mensagem bíblica para família, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *