fbpx

Encontre descanso no Senhor, através da gratidão a Jesus

Encontre descanso no Senhor, através da gratidão a Jesus

Neste texto vamos refletir sobre nossa gratidão a Jesus por ter nos oferecido o caminho para o descanso eterno. Com os dias cheios de compromissos, parece que esquecemos o que é descansar. Mesmo em dias que não trabalhamos, são tantas coisas para fazer, na rua, em casa ou até mesmo na igreja, que não conseguimos parar nosso corpo. Hoje, vamos analisar o Salmo 95 para perceber como Deus é bondoso conosco e oferece o descanso eterno, não porque somos merecedores, mas porque Jesus Cristo já fez todo o trabalho necessário para alcançarmos este privilégio. O que Cristo fez na cruz não foi pouca coisa, por isso, devemos manter em nossa memória sua luta para conquistar nosso descanso. 

Vamos começar analisando o Salmo 95 

Venham todos, e louvemos a Deus, o Senhor! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor. Salmos 95:1 e 2 

O salmista começa ressaltando a salvação do Senhor. Hoje, que Cristo completou sua obra, podemos ter uma noção completa de sua obra. O salmista tinha apenas a memória dos acontecimentos passados, e, talvez, uma noção dos acontecimentos futuros – levando em consideração o caráter profético de alguns salmos. Ele, Jesus, é a rocha que nos salva, por isso, nossa gratidão a Jesus.  

Recomendo também a leitura deste estudo sobre imitar Jesus.

Muitas vezes, a rotina nos leva a pensar nos problemas, lutas e dificuldades da vida e esquecemos de tudo o que Cristo já fez por nós. Aliás, não apenas por nós, mas até mesmo por nossos antepassados. Se estamos aqui, gerações e gerações foram abençoadas até então.  Não deixe que as dificuldades da rotina, deixem seu coração duro. Continuando no Salmo 95, mais para frente, o autor relembra a ingratidão dos hebreus. 

Não sejam teimosos, como os seus antepassados foram em Meribá, quando estavam em Massá, no deserto. Ali eles me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto o que eu havia feito por eles. Salmos 95:8 e 9 

Nos versículos seguintes, a advertência prossegue, mas vamos analisar um pouco o motivo que fez o autor escrever este trecho.  

Devemos ter gratidão a Jesus independente do que ocorre a nossa volta, mas o problema é que muitas vezes só buscamos Jesus quando queremos algo, não queremos um relacionamento íntimo e pessoal, queremos benefícios próprios. Buscamos prosperidade financeira, saúde, vida cheio de conforto. Até podemos ser abençoados com tudo isso, mas isso não significa uma vida de intimidade com Cristo. 

Ao escrever aos hebreus, Paulo relembra a ingratidão no deserto. 

Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele, no dia em que eles o puseram à prova no deserto. Ali os  antepassados de vocês me desafiaram e me puseram à prova, embora eles tivessem visto o que eu fiz durante quarenta anos. Hebreus 3:7 a 9. 

Vale destacar como Paulo complementa seu raciocínio. 

Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio. Hebreus 3:12 a 14 

A conclusão do Salmo 95 é um alerta para o fim da ingratidão. 

Fiquei irado e fiz este juramento: Vocês nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso. Salmos 95:11 

O Senhor nos alerta que aqueles que murmuraram pelo caminho nunca entraram em seu descanso, pois não caminharam até o fim. 

Não adianta uma caminhada longa, dura e cheia de bons momentos, se no fim das contas, desistimos. O cristão precisa ser perseverante em sua jornada e a gratidão a Jesus faz parte disso, pois a gratidão é o que não deixa nosso coração duro. 

Voltando à carta aos hebreus, lemos. 

Portanto, façamos tudo para receber esse descanso, e assim nenhum de nós deixará de recebê-lo, como aconteceu com aquelas pessoas, por terem se revoltado. Hebreus 4:9 

No contexto deste trecho, Paulo volta a mencionar a caminhada no deserto e descanso eterno. Precisamos perseverar em nossa caminhada com Cristo para chegarmos ao descanso, já conquistado por Jesus, na cruz. O Salmo 95 começa falando justamente que Ele é a nossa rocha. Devemos confiar nele e precisamos estar enraizados no Senhor para continuar nossa caminhada até o fim. Caso contrário, desistimos pelo caminho, em meio às adversidades, assim como os israelitas “desistiram” ao ver o povo grande na terra prometida. O Senhor é o criador de todas as coisas (leia os versículos 3, 4 e 5 do salmo 95), por isso, tem poder para nos ajudar a vencer os próximos desafios. Queremos que você reflita nos seguintes pontos sobre a natureza de Cristo, para encher seu coração de gratidão a Jesus: 

  1. Quem fez um milagre (Jesus) pode fazer muitos 
  2. Jesus não depende de esforço para fazer milagres. Faz parte na natureza deles fazer o sobrenatural 

Agora, prepare seu coração para adorar e louvar ao Senhor, enchendo seu coração de gratidão a Jesus por tudo o que ele fez e o que pode fazer para nos manter firmes em sua palavra. 

Para complementar seu momento de reflexão, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Encontre descanso no Senhor, através da gratidão a Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *