fbpx

Família na Bíblia – Deveres de cada um

Família na Bíblia – Deveres de cada um

Neste texto sobre família na Bíblia vamos analisar como o papel de cada membro da família pode nos ensinar muito sobre os propósitos de Deus para a humanidade. O princípio de família na Bíblia nos ensina muito sobre os atributos de Deus e de nossa comunhão com Ele. Desde a criação do homem, o Senhor já tinha planos para a família. Com o passar do tempo esses planos e objetivos foram ficando cada vez mais claro. No Novo Testamento estes conceitos ficam mais claros quando Paulo escreve abertamente sobre os deveres de cada membro da família. Com uma leitura leve e completa, vamos analisar como Deus tem um propósito especial para toda família. Se você quer levar uma palavra sobre família para sua igreja, este texto é ideal para uma ministração sobre fé, respeito e amor ao próximo, tendo a família como principal referência. 

O conceito de família foi estabelecido desde a união de Adão e Eva. Se você ler atentamente os primeiros capítulos de Gênesis, você vai perceber que sempre que o Senhor criava alguma coisa, Ele percebia que aquilo era bom. No entanto, quando criou apenas o homem, sem a mulher, Ele demonstrou sua insatisfação no homem só, por isso, criou a mulher. Leia também este estudo sobre pessoas tóxicas.

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18.  

Aqui já podemos apontar como a primeira referência de família na Bíblia. Mais tarde, no Novo Testamento, quando lemos um paralelo entre Cristo e a Igreja como noivo e noiva, podemos entender que “não era bom o noivo só”. A Criação é uma forma de complementar o próprio Criador. O ser humano foi criado com o propósito de acompanhar o Mestre, manter comunhão com Ele. 

Maridos 

Vamos começar nossa análise sobre família na Bíblia pelo homem, ou seja, pelo marido. A principal referência de como um marido deve tratar sua esposa está na carta aos efésios. 

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:25-28 

O marido é chamado para amar a esposa de forma incondicional e não somente se ela for submissa. Assim como Cristo nos ama, apesar de nossos pecados. Toda a criação é amada por Deus, independente de sermos submissos ou não, mas isso não significa que Ele concorda, apoia, nossos erros. A vontade do Pai é que nenhum de nós nos percamos. O amor incondicional do marido atrai a esposa, assim como o amor incondicional de Jesus atrai seus seguidores. Quando percebemos que Ele nos ama apesar de nossos defeitos, nosso coração se quebranta. Assim, também, quando o marido demonstra amor incondicional à esposa, a tendência é que ela tenha mais prazer em demonstrar submissão, pois ela se torna mais confiante e protegida, pois sabe que seu marido lhe quer bem, assim como a Igreja sabe que o Criador nos quer bem.  

Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura. Colossenses 3:19 

No versículo acima, vemos que o amor do marido pela esposa deve ser respeitoso, assim como o amor de Jesus por nós é respeitoso. 

Pai 

Quando falamos de família na Bíblia, o papel do pai é o mais evidente. Inclusive, em inúmeras passagens, a figura do próprio Senhor é associada ao pai. O pai tem o papel de zelar, educar e proteger o filho. Essa associação direta, entre pai e o Senhor nos faz perceber como é importante esta figura na família. Curiosamente, quando a Bíblia menciona os deveres do pai, também deixa claro que não deve haver um relacionamento de provocação, cobranças exageradas ou intimação emocional. 

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4 

O Senhor tem prazer em nos ver caminhando em segurança, com bom ânimo e esperança. Da mesma forma, o pai, na família, deve incentivar seu filho a seguir sua vida em busca de conquistas, além de motivar sua caminhada. O pai que cobra com excesso e que não reconhece os esforços de seu filho, o desanima. 

Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Colossenses 3:21 

Assim, nosso Criador tem prazer em nos motivar e renovar nosso ânimo. 

Esposa 

A falarmos do papel da esposa na família, temos um leque muito diversificado, ao lermos, por exemplo, Provérbios 31, que relata as qualidades mulher virtuosa, lemos inúmeras qualidades da esposa dedicada. Uma das características proeminentes da esposa é a capacidade de submeter-se ao marido. A submissão ao marido é uma alusão ao papel de submissão da igreja ao Cristo. 

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Efésios 5:22,23. 

Esta submissão não é questão de ser humilhada, ou inferior, mas de entender que existe uma hierarquia, assim como o homem aprende este papel na sociedade. Ao praticar a submissão, a esposa também ensina seus filhos a serem submissos às autoridades. 

A submissão da esposa nos ensina a ser submissos à vontade do Pai. Muitas vezes, temos dificuldades em aceitar que não temos o controle de todas as coisas. E essa lição não é apenas para as mulheres, os maridos também precisam entender que é necessário ser submisso às autoridades e ao Senhor para controlar seu ímpeto e sua própria vaidade e desejo de fazer tudo como quer, como prefere. 

Mãe 

Para muitos estudiosos, o papel está mais relacionado ao Espírito Santo. O papel da mãe tem grande destaque para o apóstolo Paulo. 

Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer. 1 Timóteo 5:14 

Governar a casa é um dom que precisa de muita dedicação, calma, domínio próprio, sabedoria e muitas outras características impactantes. A mãe, assim como o Espírito Santo, tem este papel de intermediar o lar. Fazer que o ambiente seja agradável para todos e que todos possam se sentir confortável em seu principal ambiente. Da mesma forma, o Espírito Santo nos ajuda a manter nossa casa (nosso corpo) em ordem para receber a manifestação da glória de Deus. 

Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:4,5 

Repara que, no trecho acima, Paulo volta a destacar o papel intermediador da mãe. 

Crianças, filhos 

Claramente o papel dos filhos é o mais próximo ao nosso, fiéis, filhos de Deus. Obedecer, seguir regras, aprender, confiar. Tanto, que o próprio Jesus nos ensinou a ter o coração como o de uma criança, humilde, disposto a aprender, não nos colocando como superior a ninguém. Quando falamos da relação da criação com a família na Bíblia, o papel do filho é bem evidente. A obediência sempre foi o foco do ensinamento do Pai ao homem. Tanto que o único mandamento com promessa é o de honrar pai e mãe. 

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12 

Da mesma forma que os filhos devem obedecer e confiar nos pais, nos momentos de incerteza. Nossa vida aqui é um eterno aprendizado e ao olharmos para as crianças devemos nos espelhar nelas entendendo que ninguém sabe todas as respostas, não sabemos explicar todas as coisas, mas podemos ter um coração disposto a aprender. 

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:1 a 3. 

Irmãos 

Paulo nos ensina que a vivência entre irmãos deve ser respeitosa. A figura do irmão é mais um importante papel na família na Bíblia. 

Não repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. 1 Timóteo 5:1,2. 

Respeitar e honrar os irmãos é um princípio que devemos praticar diariamente a todos, mas, em especial aos da fé. Assim como os irmãos se cuidam, se protegem, os irmãos devem se proteger e seu ajudarem, mas muitos preferem enaltecer as diferenças, as falhas da outras igreja e não se protegem, não percebem que falar mau da igreja, por exemplo, só é pior. 

Esperamos que este texto sobre família na Bíblia tenha te ajudado a perceber como cada membro da família tem um importante papel para percebemos como é  importante honrar, amar e respeitar, a Deus e aos irmãos. 

Para aprofundar seu estudo sobre família na Bíblia, leia também. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *