fbpx

Palavra para célula de jovens – Coisas que nos distraem de Deus 

Palavra para célula de jovens – Coisas que nos distraem de Deus 

Nesta palavra para célula de jovens vamos falar sobre nossa rotina de vida e como algumas coisas que achamos que são bênçãos em nossa vida podem até mesmo nos distrair do alvo principal, Cristo Jesus. Na verdade, com algum tempo na igreja muitos começam a achar que os sinais miraculosos devem ser constantes em nossas vidas. Pois achamos que, se estamos buscando ao Criador, Ele tem obrigação de responder com seus sinais e prodígios. No entanto, lendo sobre a vida de Jesus é fácil encontrar diversas passagens dos fariseus pedindo milagres e sinais, e Jesus não fazendo o que queriam, pois conhecia seus corações. 

Vamos começar esta palavra para célula de jovens com uma passagem no Antigo Testamento. Naquela época, o povo hebreu estava iniciando (ou reiniciando) uma história de comunhão com o Senhor. Neste período, portanto, a fé monoteísta (crer em único Deus) não era comum; e esta ideia era revolucionária. Por isso, para muitos povos aquilo não fazia sentido. Para os hebreus, a revelação de que existia uma única divindade, lhes trouxe um modo de viver bem diferente dos demais povos.

Início do estudo da palavra para célula de jovens

Dessa forma, para eles, não fazia mais sentido adorar diversos deuses e divindades. Se há um Senhor, somente Ele é digno de adoração. Suas criaturas, como anjos, não são dignos de serem adorados porque não são maiores que seu criador. 

Leia também este estudo sobre os dons espirituais.



Você pode começar esta palavra para célula de jovens analisando o que cada um pensa sobre idolatria. Se é possível idolatrarmos, ou adorarmos, algumas bênçãos que Deus nos dá. Assim, um carro, uma casa, um emprego e até mesmo um relacionamento. Muitas vezes passamos a gostar tanto dessas coisas que não aceitamos perder essas coisas.

Há pessoas que deixam de amar a Deus porque perdem um emprego, batem um carro ou terminam um relacionamento. dessa forma, a fé destas pessoas começa a ser baseada naquilo que ganham em troca. A base para esta palavra para célula de jovens pode ser a seguinte: 

Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a ele somente. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-no e apeguem-se a ele. Deuteronômio 13:4 

Nossa mente é inquieta e acontecimentos sobrenaturais podem, facilmente, moldar nossa forma de pensar. E tudo o que pode cativar nossa mente tem o potencial de se tornar um ídolo em nossa vida. 

A adoração pagã

Se você quiser preparar seu grupo para a reunião sobre este assunto, você pode pedir para que eles leiam, durante a semana, os capítulos 12 e 13 de Deuteronômio. Ao lermos Deuteronômio 12, podemos ver, etnão, que o Senhor tinha acabado de orientar o povo sobre os problemas da adoração pagã. 

Quando o Senhor teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra, guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. Deuteronômio 12:29-31 

No capítulo 13, continuamos a ler as advertências. O Senhor orienta o povo a não se iludir com propostas de amigos e até parentes para adorar outros deuses – Deuteronômio 13:6 e 13. 

Ao ler atentamente Deuteronômio 13:2, lemos que até mesmo falsos profetas poderiam realizar sinais e prodígios. Aliás, essa orientação prossegue no novo testamento.  

A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 2 Tessalonicenses 2:9-11 

Neste ponto, se você for levar esta palavra para célula de jovens, pergunte ao grupo se eles podem citar eventos sobrenaturais que podem confundir as pessoas. Portanto, como podemos nos proteger de tais sinais mentirosos? É possível? 

Não há uma resposta simples, mas nossa única proteção é conhecer a Palavra de Deus, e guardá-la em nosso coração. Viver com a mente cativa em Deus, para que, cheios do Espírito Santo, possamos distinguir os sinais de Deus dos sinais dos falsos profetas. Algumas perguntas simples podem nos ajudar a discernir os sinais de Deus: 

  • Isso glorifica a Deus? 
  • O foco é Jesus? 
  • Tal fato (milagre) está alinhado com sal Palavra? 
  • Isso me aproxima de Deus? 

Por isso, o foco de nossa fé não pode ser os milagres, mas sim o amor verdadeiro e incondicional ao Criador. 

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8 

Muitas vezes, os milagres e sinais nos distraem da verdadeira fé. Queremos buscar sinais, milagres e testemunhos para firmar nossa fé, e essa busca acaba tirando nosso foco principal que é servir a Deus e amar ao próximo. 

Conclusão da palavra para célula de jovens

Ao terminar esta palavra para célula de jovens, podemos todos pensar sobre como falsos profetas enganaram e continuam enganando as pessoas. Determinadas religiões suprem o ego das pessoas fazendo-as se sentirem especiais, iluminadas, sensitivas, tirando o foco de Cristo e colocando o foco sobre elas mesmas e seus poderes de se comunicar com os mortos, ou de “prever” o futuro. Muitas pessoas passam a seguir falsos profetas porque ouvem que são especiais, que podem falar com familiares mortos e assim, pessoas são enganadas, pois a carência e a incerteza da vida pós morte, que ronda todo ser humano, é correspondida de forma que tal pessoa se sente “mais acima” de outras pessoas. 

Portanto, não deixemos que nossas mentes sejam distraídas do amor de Cristo. Não podemos focar nossos “poderes”, talentos, nossos dons ou nossas bênçãos. Tudo isso é passageiro e, sequer, garante nossa salvação.  

Em Marcos 8:36, Jesus nos alerta: de que adianta o homem ganhar o mundo e perder a alma? De que adianta nos apropriarmos de dons, talentos e riquezas, se no fim caminharmos para a morte. Portanto, durante o período da juventude, quando nossas convicções e fé são colocadas à prova, precisamos focar em Jesus, e não deixar que nossas mentes se distraiam do que realmente tem valor. Se você tem mais exemplos de coisas que podem nos distrair de Deus, compartilhe deixando um comentário.

Leia também:

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Palavra para célula de jovens – Coisas que nos distraem de Deus 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *