fbpx

Refletindo sobre Salmo 122:1 – Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor

Refletindo sobre Salmo 122:1 – Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor

Vãos refletir um pouco sobre um dos salmos mais conhecidos, o Salmo 122, que começa dizendo – “alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor”. Este é um ótimo texto para quem é do grupo de louvor, ou para quem quer pensar um pouco em como é importante louvarmos a Deus, não apenas para engrandecê-lo, mas para aquietar nossa alma e abrir as portas para o agir do Espírito Santo, pois o louvor a Deus é como uma arma de combate contra este mundo tão rude e, cada vez mais, sem amor. Recomendo que após a leitura deste texto, você leia o Salmo 122 por inteiro. 

Os estudiosos consideram o Salmo 122 como um dos 15 salmos de ascensão, ou cântico de ascensão, cantado pelo povo de Israel em suas peregrinações, ou para lembrar justamente de suas longas jornadas no deserto. Existiam três festivais com este objetivo, que estão listados em Deuteronômio 16:16 – o festival dos pães sem fermento, a festa das semanas e a festa dos estandes. Essas celebrações convocavam o povo a visitar Jerusalém, cidade que fica a 700 metro do nível do mar. Podemos imaginar o povo israelita subindo no deserto cantando louvores. Famílias reunidas, cantando e jubilando, enquanto caminhavam até a cidade santa. Daí, a inspiração para a frase – alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor. 

Leia também este estudo sobre como ser feliz.

Jerusalém 

Um fato curioso sobre Jerusalém é que embora sempre seja uma referência de “cidade de paz” para judeus e cristãos, na verdade, a região é uma das mais conturbadas até os dias atuais. Ao mesmo tempo que estamos falando desta cidade pela qual devemos orar por sua paz, e tão amada pelos judeus, também estamos falando de uma das cidades mais tensas do mundo. Ali está o centro da fé judaica, cristã e islâmica. No versículo seis, Davi escreve: 

Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Salmos 122:6 

Repare, ao ler o Salmo 122, que trata-se de um cântico basicamente dedicado a esta cidade, tão sagrada, mas tão combatida e cheia de guerra. 

Assim, podemos nos identificar com Jerusalém. Há anos, estudiosos cristãos comparam Jerusalém com a Igreja. Para os judeus isso é um absurdo, pois não se poderia transferir a santidade e importância da “Cidade de Davi” para algo impalpável, principalmente considerando que a maior parte da “igreja” é formada por gentios, ou seja, por não judeus. De qualquer forma a comparação, para nós, é válida, pois o próprio Davi ao escrever – alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor – referindo-se a Jerusalém, por isso, é totalmente válido comprar a igreja como a casa do Senhor, e consequentemente com Jerusalém.   

Além disso, na nova aliança, nosso corpo é apresentado como o templo de Deus. 

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado. 1 Coríntios 3:16 e 17. 

Então, podemos relacionar a “casa do Senhor”, mencionada em Salmos 122:1 com a igreja e com nosso próprio corpo. Assim, vamos pontuar esta reflexão nestes dois pontos: a igreja e nós mesmo. 

É bom estarmos em casa 

Em outro salmo, o 133, lemos que é bom que os irmãos vivam em comunhão. Ou seja, tem tudo a ver com o Salmo 122. Quando o autor diz que é bom estar na casa do Senhor, ele menciona a reunião das tribos (versículo) e a comunhão dos irmãos. 

Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Salmos 122:8 

Da mesma forma, o cristão encontra paz quando está em seu meio, com pessoas da mesma fé, que vivem sob a mesma ideologia e com os mesmo propósitos espirituais. 

O louvor faz parte disso tudo, pois devemos louvar ao Senhor por vivermos em comunhão e por termos um lugar onde podemos nos alimentar de sua Palavra, lugar de descanso. 

Com tantas tribulações, preocupações e notícias que nos colocam para baixo, podemos encontrar na igreja um lugar de conforto, de paz, de comunhão, exatamente o que Jerusalém representava para o judeu. Quando o salmista diz – alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor – ele traz essa sensação de Paz, não importam os conflitos ao redor. Nosso louvor a Deus nos traz essa paz, essa comunhão com o Criador de todas as coisas, apesar dos conflitos externos. Não importa a confusão que nos rodeia, podemos louvar a Deus com nossas forças, assim como o povo de Israel conseguia, e ainda consegue, encontrar paz em uma região tão confusa. 

Quando estamos reunidos numa igreja para orar e adorar, estamos buscando essa paz e este “sossego” independente do que nos rodeia. 

Peregrinação à Terra Santa 

Não podemos contemplar o Senhor face a face, mas almejamos esta comunhão eterna. Fazendo uma analogia com o Salmo 122, podemos dizer que através do louvor, podemos peregrinar à Terra Santa, à Cidade Santa. Refletindo sobre nossa individualidade, o louvor tem este papel de nos levar momentaneamente a este lugar santo, sagrado e de comunhão com o Eterno. Assim como os judeus se dirigiam a Jerusalém para um objetivo de agradar ao Pai e ter momentos de consagração, o louvor pode nos trazer este momento de reflexão pessoal e de intimidade com nosso Criador. 

Usando essa analogia, quando lemos – alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor – podemos imaginar como é bom fazer essa “peregrinação” temporária ao lugar de descanso, de paz, de comunhão com nosso Deus. 

Da próxima vez que você ouvir, ou ler o Salmo 122:1, que diz – alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhro – lembre-se destes pontos.. 

  1. É bom estar na casa de Deus, para buscar refúgio dos conflitos externos 
  2. É bom estarmos em casa, com pessoas que pensam como nós 
  3. Aproveite o momento de louvor para “peregrinar” à Terra Santa 

Esperamos que este texto de reflexão te ajude a render uma adoração ainda mais amorosa e calorosa ao Senhor. 

Em nosso site, temos inúmeros outros textos sobre louvor e adoração. Eis alguns exemplos: 

Se você faz parte da equipe de louvor de sua igreja, sugerimos que leia: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Refletindo sobre Salmo 122:1 – Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *