Estudo bíblico de 1 Coríntios 16 

Estudo bíblico de 1 Coríntios 16 

Quer um estudo bíblico de 1 Coríntios 16 simples e objetivo? Então, vem comigo nesta análise. Apresento algumas informações históricas e curiosidades da parte final da primeira carta de Paulo aos coríntios de forma simples e clara. 

Até aqui aprendemos que a igreja desta cidade grega estava sendo influenciada por pessoas que atacavam o apóstolo Paulo, eram falsos mestres que queriam deturpar os ensinamentos cristãos deixados por Paulo para a igreja de Corinto. 

Seus principais argumentos eram que Paulo falava com dificuldades, era instável e orgulhoso. Uma curiosidade bíblica é que acusavam Paulo até de não ter boa aparência, possivelmente não tinha mesmo, já que vivia viajando, fugindo, sendo preso e até espancado. Os falsos mestres queriam confundir os cristãos de Corinto afirmando que Paulo não tinha autoridade de apóstolo, pois queriam pregar suas ideologias contrárias às de Paulo. 

Estudo bíblico 1 Coríntios 16:1 a 4 

Neste trecho da carta vemos mais algumas instruções de Paulo. 

Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. Se convier que eu também vá, eles irão comigo. 1 Coríntios 16:1-4 

Repare que o primeiro versículo de 1 Coríntios 16 começa com o termo “quanto à”, assim como foi explicado em 1 Coríntios 7 isso se deve porque Paulo estava respondendo a uma sucessão de perguntas dos cristãos de Corintos. Neste caso, das coletas, Paulo tinha organizado um sistema de ofertas das igrejas gentias (fora de Israel) para ajudar os cristãos de Jerusalém, era como uma forma de agradecimento por receberem o Evangelho a partir de Jerusalém. Esta estratégia de Paulo também mantinha a união entre cristãos de Jerusalém e cristãos gentios. 

Um detalhe que quero trazer neste estudo bíblico de 1 Coríntios 16 é que o termo santos é uma referência aos cristãos de Jerusalém. 

Curiosidades

Uma curiosidade bíblica sobre ofertas é que essa coleta também era realizada no sul da Grécia (que recebia o nome romano de Acaia), Macedônia e Galácia, como podemos ler em 2 Coríntios 9:1 e 2 e em Romanos 15:26 e 27. Um detalhe deste estudo bíblico de 1 Coríntios 16 é que lemos, no versículo dois, uma orientação clara sobre como o cristão deve levar sua contribuição à igreja. Deve ser aos domingos, colocada em uma reserva (fundo) particular para que Paulo pudesse retirar a sua contribuição e proporcional à prosperidade que Deus concede. 

Nos versículos 3 e 4 Paulo dá liberdade aos coríntios para escolherem quem levaria a oferta, “aqueles que aprovardes”. Dessa forma, Paulo evitava boatos de que ele mesmo seria beneficiado com as ofertas, por isso, ele diz que se escolhessem ele, Paulo, ele mesmo fazia questão de ser acompanhado por representantes da igreja de Corinto. Paulo preferia que outras pessoas administrassem as ofertas. 

1 Coríntios 16:8 a 11 

Agora, veremos alguns detalhes sobre os planos de Paulo. 

Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários. 1 Coríntios 16:8,9 

No versículo oito, Paulo fala da festa de Pentecostes. Para saber o que é a festa de Pentecostes, leia Levíticos 23:15 a 21 e Deuteronômio 16:9 a 11. A porta oportuna, nada mais é que uma oportunidade. 

E, se Timóteo for, vede que esteja sem receio entre vós, porque trabalha na obra do Senhor, como também eu; ninguém, pois, o despreze. Mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, visto que o espero com os irmãos. 1 Coríntios 16:10,11 

Em 1 Coríntios 16:10 e 11 lemos o trecho que Paulo fala do envio de Timóteo de Éfeso à Macedônia, juntamente com Erasto. Uma curiosidade bíblica é que Erasto era tesoureiro da cidade de Corinto, e é mencionado também em Atos 19:22 e em Romanos 16:23. A visita de Timóteo aos coríntios estava inclusa na viagem mencionada. Ao mencionar Timóteo, Paulo ressalta para que ele fosse recebido “sem receio”, pois, uma curiosidade bíblica sobre Timóteo é que ele era moço, como podemos ler em 1 Timóteo 4:12. Por isso, Paulo cogita que ele pudesse sentir temor ao ver aquela comunidade cristã em conflitos internos. 

Final de 1 Coríntios 16 

Finalmente, concluímos o estudo de 1 Coríntios 16, analisando as saudações de Paulo. 

E agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas são as primícias da Acaia e que se consagraram ao serviço dos santos): que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro. Alegro-me com a vinda de Estéfanas, e de Fortunato, e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte faltava. 1 Coríntios 16:15-17 

No versículo 15, portanto, Paulo menciona as primícias como os primeiros convertidos. Uma informação que desejo compartilhar neste estudo bíblico de 1 Coríntios 16 é que  Estéfanas, Fortunato e Acaico eram, possivelmente as pessoas que levaram a carta mencionada em 1 Coríntios 7:1. 

Áquila e Priscila

As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles. Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 1 Coríntios 16:19,20 

Áquila e Priscila são, dessa forma, os fabricantes de tenda que Paulo conheceu em Corinto (Atos 18:2). O casal havia se mudado para Éfeso, onde cediam sua casa para as reuniões dos cristãos. 

A saudação, escrevo-a eu, Paulo, de próprio punho. Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! A graça do Senhor Jesus seja convosco. O meu amor seja com todos vós, em Cristo Jesus. 1 Coríntios 16:21-24 

De acordo com a maioria dos estudos bíblicos de 1 Coríntios 16, a partir do versículo 15 Paulo escreve de punho próprio. O restante da carta, então, estaria sendo escrito pelo escrivão. O termo anátema é usado para identificar algo destinado à destruição. A expressão maranata é um termo aramaico, que significa “vem Senhor – Jesus”. 

Dessa forma, Paulo conclui a carta mostrando que, apesar de todas as repreensões, ele ainda amava esta igreja. Assim concluímos o estudo bíblico de 1 Coríntios 16. 

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 16 EM PDF

Conclusão 

Este estudo bíblico sobre 1 Coríntios nos mostra diversas orientações de Paulo para uma igreja cheia de dúvidas e que estava sendo influenciada por falsos mestres. É um excelente livro para direcionar a igreja cristã e os cristãos para seguirem uma fé verdadeira e firmada na rocha, que é Jesus Cristo. 

Para aprofundar seus estudos, recomento que compre uma boa Bíblia de Estudo. O site Comprar Bíblia de Estudo possui dezenas de análises das melhores bíblias disponíveis. 

Eu também indico a Bíblia de Estudo Integrada, que possui uma linguagem simples e recursos interessantes. 

Outra bíblia interessante é a Bíblia de Estudo NVT, que tem estudos variados, análise de termos originais e muito mais. 

Com isso, concluímos nosso estudo bíblico de 1 coríntios 16, e da carta inteira. Se você não acompanhou desde o início, recomendo que leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *